O Instituto Ñamandu acredita que é possível ter crescimento econômico e proteção do meio ambiente ao mesmo tempo, adotando práticas e tecnologias que minimizem os impactos ambientais e sociais negativos e maximizem os benefícios econômicos. A sustentabilidade é um tema cada vez mais importante no mundo atual e a Bahia e o Brasil, não estão imunes a essa realidade.
Com a crescente preocupação com o meio ambiente e as mudanças climáticas, o poder público, a iniciativa privada e a sociedade em geral enfrentam diversos desafios em relação à adoção de boas práticas para a sustentabilidade e a mitigação das mudanças climáticas.
A responsabilidade socioambiental das empresas tornou-se uma discussão mais presente na sociedade atual e a sigla ESG (Meio ambiente, Social e Governança) é um conceito que tem ganhado cada vez mais destaque no mundo empresarial. Ele se refere às práticas ambientais, sociais e de governança adotadas pelas empresas e é considerado um importante indicador de sustentabilidade e responsabilidade corporativa e, quando aplicado na cadeia de suprimentos, o ESG busca também, garantir que todas as partes envolvidas nas operações da empresa, desde os fornecedores até os consumidores finais, atuem de forma sustentável e responsável.
É nesse horizonte que pretendemos, juntamente com profissionais multidisciplinares e instituições parceiras, como o Instituto Caboré, com rigor técnico e metodologias inovadoras, a elaboração, implementação e monitoramento de estratégias coerentes, planejadas e direcionadas para o desenvolvimento sustentável e a proteção de áreas ambientalmente sensíveis da Bahia e do Brasil.
Com o seu apoio, vamos construir pontes para mitigar e adaptar os problemas socioambientais e as mudanças climáticas, fomentando um desenvolvimento sustentável, preservando a biodiversidade e conservando os recursos naturais, com uma abordagem holística e colaborativa que envolve esforços de todos os setores da sociedade e a adoção de práticas sustentáveis em todas as áreas da economia.
A captação de patrocinadores para projetos de ESG justifica-se na complexidade e relevância do tema e na importância atribuída as àreas de proteção ambiental.
Patrocinar e apoiar projetos de ESG aumenta a visibilidade da empresa, abre espaço para discussão de projetos, viabiliza o networking, permite a realização de benchmarking, possibilita a captação de novos clientes, aumenta a confiança e a fidelidade dos clientes, a empresa deixa de ser apenas geradora de lucro e passa a agente de mudança social, firma compromisso com a melhoria da qualidade de vida das pessoas e com a preservação do meio ambiente, melhora sua relação com os moradores e constroe uma imagem positiva dentro da região em que atua, atrai e retem talentos, maior aceitação pelos reguladores, torna-se mais atraente para clientes, investidores e possíveis parceiros comerciais, estimula a inovação dentro da empresa, se diferencia da concorrência e ganha vantagem competitiva no mercado.
Nossos projetos podem ser apoiados através dos mecanismos de incentivo à cultura FazCultura (Bahia) e Lei Rouanet (Brasil).
Promova as boas práticas de ESG também!
III Fórum sobre Bioinvasão por Bioincrustação 2024
Saiba mais
Programa de Educação Ambiental no entorno da Baía de Todos os Santos
Saiba mais
Programa de Educação Ambiental na Área de Proteção Ambiental das Lagoas e Dunas do Abaeté
Saiba mais
Recuperação das Nascentes e Margens do Rio Joanes-Ipitanga
Saiba mais
Implantação do Saneamento Ambiental Rural Simplificado
Saiba mais